Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

Conferência Metropolitana do Meio Ambiente será realizada no dia 12 no Cemure




No próximo dia 12, Parnamirim irá promover a Conferência Metropolitana do Meio Ambiente, da qual fazem parte ainda os municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Extremoz, Ielmo Marinho e Maxaranguape. O evento acontecerá das 07h30 às 18h00, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), localizado na Avenida Coronel Estevam, nº 3705, bairro Nossa Senhora de Nazaré, Natal/RN. Esta Conferência corresponde a apenas uma das 06 (seis) etapas regionais realizadas pelo Estado do Rio Grande do Norte.
A Conferência em foco precede a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente (IV CEMA/RN), e desenvolverá seus trabalhos a partir do tema central “Resíduos Sólidos”, e terá, entre seus objetivos, firmar a Conferência como uma instância de tomada de decisões e de orientação para as políticas públicas ambientais e sustentáveis, sensibilizar a população sobre os impactos decorrentes de hábitos culturais negativos ao meio ambiente e à sustentabilidade, além de eleger os delegados que irão participar das etapas seguintes – as Conferências Estadual e Nacional do Meio Ambiente (IV CNMA).
Durante o evento, as discussões serão centradas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, em quatro eixos: Produção e Consumo Sustentáveis Redução dos Impactos Ambientais Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.
A Conferência Metropolitana do Meio Ambiente tem como público-alvo, além dos governos municipais, o governo do Estdo, os Poderes Legislativo e Judiciário, as organizações não governamentais, os movimentos sociais, as entidades de classe, os empresários, as instituições financeiras, as agências de desenvolvimento e formadores de opinião (jornalistas, professores etc.).
As inscrições são limitadas e podem ser realizadas até o dia 11 de julho na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Parnamirim (SEMUR) ou pelo e-mail: cmaparnamirim@gmail.com; ou no dia do evento. No caso de dúvidas, o telefone para contato é 3645-9613 (Coordenadoria de Meio Ambiente – CMA/SEMUR).
É de fundamental importância a participação dos Municípios neste processo, pois é o momento em que poderão ser expostas as suas preocupações, divididas as responsabilidades e apresentadas as reivindicações e as sugestões que aprimorem a política ambiental local.
        A Conferência é um importante instrumento de educação ambiental, uma chance de os cidadãos se apropriarem localmente dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis.
Ressalte-se a importância da participação neste evento, uma vez que ao final da aprovação dos relatórios da Conferência, deverão ser eleitos os delegados, os quais deverão encaminhar e defender as sugestões e as proposições aprovadas durante a Conferência Municipal para a etapa estadual e, caso eleitos nesta, à etapa nacional; estes serão representantes do Município e estarão comprometidos com as propostas aprovadas pela Conferência Municipal, devendo lutar para sua aprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário