Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sesap e Maternidade Januário Cicco pactuam atendimentos nesse final de semana




Na manhã desta sexta-feira (28), o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca e o Diretor Geral da Maternidade Escola Januário Cicco, Kleber Morais, concederam entrevista coletiva sobre a superlotação da demanda materno infantil na capital do Estado.

O aumento crescente nessa demanda e o fechamento do atendimento da Maternidade Municipal Leide Morais, vêm causando problemas na assistência no Hospital Santa Catarina e da Maternidade Escola.

Na reunião, ficou decidido, que esse final de semana, os dois entes estarão trabalhando em parceria. Ficando o Hospital Santa Catarina como o serviço de referência obstétrica de alto risco que necessite da presença de um pediatra, enquanto a Maternidade prestará assistência ginecológica, incluindo procedimentos clínicos não relacionados ao nascimento. 

Para o Chefe da pasta da Saúde, as mãos estão sendo dadas para sanar esse problema temporariamente, mas é preciso uma resposta maior pelo município de Natal.

"O Estado vem fazendo sua parte, com a abertura do serviço em São José de Mipibu, está se preparando para abrir nos próximos 30 dias, os serviços do Hospitais da Polícia Militar e de Macaíba. Mas enquanto saúde pública, a SESAP tem a missão  e a responsabilidade também de nortear as ações dos municípios. E o parto de risco habitual ou de baixo risco é de responsabilidade dos municípios", disse Luiz Roberto.

De acordo com o Diretor Kleber Morais, as reivindicações dos profissionais da maternidade já estão sendo resolvidas pela UFRN. Foi autorizada a contratação de mais oito médicos pediatras, além da equiparação do salário dos plantões dos profissionais, que estava defasado, aumentando em 40%, dando assim, melhores condições de trabalho, sendo estas, reivindicações dos profissionais.

"Entendemos o momento difícil que o município de Natal está passando, mas a maternidade não pode se responsabilizar por todos procedimentos nessa área, já que nossa missão principal é o ensino", afirmou o diretor. 

Por Assessoria Sesap

Nenhum comentário:

Postar um comentário