Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

MS libera recursos para consolidação da Rede Cegonha na Maternidade Divino Amor




O Ministério da Saúde liberou R$ 1,1 milhão, dos R$ 2,5 milhões previstos para a consolidação do Projeto Rede Cegonha na Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, que teve o plano materno infantil aprovado em 2011. O dinheiro já encontra-se na conta da Prefeitura para as adequações ambientais necessárias e a consolidação do trabalho na unidade que se tornou uma referência para todo o Rio Grande do Norte.

A informação foi repassada pela médica e diretora da Maternidade Divino Amor, Socorro Morais, que reuniu-se no último dia 19, na Associação Médica do Rio Grande, com representantes do Ministério da Saúde. “Fomos convocados pelo MS e informados que receberemos o projeto piloto da Rede Cegonha para implantar no estado potiguar”, disse.

Parnamirim é o município que reúne os melhores índices dentre as ações previstas no Rede Cegonha, como o teste rápido de HIV e sífilis e o registro civil online, que dá ao bebê sua certidão de nascimento já na maternidade, além de apresentar uma estrutura com UTI Neo Natal, Banco de Leite autossustentável. “O único requisito que nos falta é uma UTI materna, que vamos implantar agora com esse recurso”, justificou Socorro Morais.

A equipe da Maternidade Divino Amor deverá viajar no mês de agosto para Belo Horizonte, Minas Gerais, onde conhecerá o modelo adotado no Hospital Sofia Feldman para consolidar o trabalho em Parnamirim.

O Rede Cegonha é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que consiste em uma rede de cuidados visando assegurar à mulher gestante o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez e ao parto normal. Já à criança é assegurado o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário