Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Presidente da FNP pede ajuda do governo para solução de problemas que atingem os municípios





O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Coser, aproveitou a presença da presidenta Dilma Rousseff na abertura do 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, ocorrida na noite de hoje (23), para pedir ajuda federal na solução de problemas que atingem os municípios. Coser elogiou o trabalho do governo, mas chamou atenção para a falta de profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Tenho convicção de que muita coisa melhorou no nosso país nos últimos anos, mas temos muitos desafios a serem superados. Senhora presidenta, nós sabemos que é do vosso conhecimento que a população brasileira, em especial os mais pobres, aqueles que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde, neste momento, estão se perguntando: cadê o médico?”.
A mobilidade urbana também foi destacada pelo presidente da FNP como um tema que precisa ser discutido, pois, segundo ele, é um problema que já atinge inclusive as cidades méidas. “Não podemos deixar de destacar o drama da mobilidade urbana e metropolitana, que já contamina, inclusive, cidades médias. É inaceitável comprometer três, quatro horas diárias do cidadão com deslocamento em suas cidades, compromentendo a qualidade de vida, o meio ambiente e a economia do nosso país”, disse.
A presidenta Dilma, durante o seu discurso, falou sobre as questões relatadas por Coser. “Eu não vou mentir, não. Eu não vou atender tudo que o Coser pediu, não tem a menor condição. Mas o que eu vou fazer é procurar atender o máximo possível. Não porque isso seja um favor, porque não é um favor, é uma obrigação do governo federal”, declarou.
A comitiva presidencial contou com a presença dos ministros do Trabalho, Manoel Dias; da Saúde, Alexandre Padilha; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O evento ocorrerá até a próxima quinta-feira (25), em Brasília. No encontro, prefeitos de todo o país poderão discutir temas relacionados à sustentabilidade. O presidente da FNP destacou o tema da sustentabilidade como uma extensão da edição anterior, com o aprofundamento das questões.
“O segundo 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável dá continuidade [ao primeiro] e avança na agenda da sustentabilidade das cidades. Sustentabilidade entendida nos seus três aspectos: econômicos, sociais e ambientais. A partir do debate do que são cidades sustentáveis, o evento aprofunda temas como a mobilidade urbana e metropolitana, os resíduos sólidos, a diminuição da diferença social e econômica dentro das nossas cidades, os desafios legais dessa nova geração de prefeitos, entre outros”.
Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário